
QUANDO FAZEMOS?

1ª FASE - LEVANTAMENTO DOS DADOS
Será eleita a comunidade a ser trabalhada em razão da carência apresentada. Os dados locais podem facilmente serem levantados em instituição públicas e privadas, a exemplo de Prefeituras Municipais, Fundações de Ações Sociais (FAS), Pastorais da Infância e Juventude, ou ainda diversas ONG´s parceiras. Com o desenvolvimento do projeto, o próprio Instituto irá criar seu banco de dados baseado no estudo da Comunidade.
Com base nos dados levantados, pode-se iniciar a confecção do projeto estrutural físico e humano necessário, que atenda de forma satisfatória, não somente a atual população, mas que preveja o crescimento vegetativo da região como um todo.
2ª FASE - ATENDIMENTO EMERGENCIAL
Visando a urgência que se faz presente nessas comunidades, antes da construção de qualquer instalação física própria, haverá a necessidade de credenciamento e contratação de empresas capazes de dar o suporte necessário às demandas emergenciais, a exemplo do fornecimento de cestas básicas de alimentação para doação, ou ainda, de centros médicos para atendimento médico / ambulatorial emergencial e assistencial.
Qualquer estrutura física que não possa ser terceirizada, que se fizer necessária nessa etapa, deverá ser locada provisoriamente até a conclusão da estrutura física própria.
3ª FASE - APROVAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Nessa fase, serão providenciadas as autorizações públicas, ambientais e jurídicas, assim como todas as licenças necessárias para a imediata execução da construção física do Centro Comunitário.
4ª FASE - INSTALAÇÃO MODULAR
O projeto tem seu cronograma de implantação realizada de forma modular, e pode ser flexibilizado na medida que as demandas forem detectadas.
Tendo como princípio basilar o desenvolvimento e auto sustentabilidade da Comunidade, de forma a não gerar dependência da mesma, todas as atividades terão um viés de formação focado na independência do indivíduo para que ele se torne um provedor de recursos tanto no âmbito familiar, quanto para a Comunidade, contribuindo proativamente dentro da mesma.
5ª FASE - AMPLIAÇÃO DO PROJETO PARA OUTRAS COMUNIDADES
Após a implementação da totalidade do projeto, o mesmo poderá ser implantado em qualquer comunidade que se faça necessário, ressaltando o estudo preliminar de suas necessidades para que sejam implementados os módulos de forma customizada.
