
ASSISTÊNCIA MÉDICA

Atendendo os 3 níveis: Primário, Secundário e Terciário, conforme descrito abaixo:
NÍVEL PRIMÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE — A PREVENÇÃO
O nível primário ou básico de atenção à saúde concentra as ações relacionadas à diminuição do risco de doenças e à proteção da saúde.
Para que isso seja possível, as unidades de saúde devem garantir a realização de exames e consultas de rotina, contando com a presença de profissionais generalistas na equipe.
Também é muito importante que os gestores hospitalares façam um planejamento sistematizado de ações voltadas para a educação dos pacientes, investindo em campanhas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.
NÍVEL SECUNDÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE — O TRATAMENTO ESPECIALIZADO
O nível secundário de atenção à saúde é formado pelos hospitais e ambulatórios responsáveis por oferecer tratamento especializado à população, garantindo o acesso às clínicas de pediatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, ginecologia e demais especialidades médicas.
O nível secundário também é responsável por garantir a estruturação dos serviços hospitalares de urgência e emergência.
Para isso, os hospitais contarão com aparelhos capazes de realizar exames mais detalhados, tais como uma endoscopia.
Além do investimento em equipamentos modernos para dar suporte à definição dos diagnósticos, os gestores devem estar atentos ao uso da tecnologia para melhorar o atendimento aos pacientes desde a marcação de consulta ou a chegada ao hospital até o acompanhamento após a intervenção médica.
NÍVEL TERCIÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE — A CIRURGIA E A REABILITAÇÃO
Por fim, no nível terciário de atenção à saúde estão reunidos os serviços de alta complexidade, representados pelos grandes hospitais e pelas clínicas de alta complexidade.
Nessa esfera, os profissionais são altamente capacitados para executar intervenções que interrompam situações que colocam a vida dos pacientes em risco. Trata-se de cirurgias e de exames mais invasivos, que exigem a mais avançada tecnologia em saúde.
Dito de outra maneira, o nível terciário visa à garantia do suporte mínimo necessário para preservar a vida dos pacientes nos casos em que a atenção no nível secundário não foi suficiente para isso.
Mais uma vez, a personalização do atendimento em saúde se faz muito importante, tendo em vista a fragilidade com que o paciente se apresenta quando a sua vida encontra-se realmente ameaçada, seja por um quadro de doença crônica ou por uma sequela grave de um acidente.